Ideia genial: couro ecológico feito de chá

Todos sabem que usar pele de animal para confeccionar produtos além de ser uma barbaridade é crime ambiental. Graças a isso a tecnologia tem nos surpreendido cada dia mais com os seus avanços e o último deles é o couro ecológico feito de chá fermentado.

Isso mesmo gente, não estou louca! Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos descobriu colônias de bactérias e leveduras encontradas na kombucha – a bebida feita com com chá rico em cafeína e açúcar.

eco2

 

Ao decorrer do processo de construção o produto pode durar até 4 semanas pra formar uma grossa camada junto
à scoby, a colônia-mãe. Após essas etapas é só retirar a colônia, lavar com sabão, água fria e deixa secar até que toda a água evapore, deixando o material bem seco.

O resultado é um material biodegradável – aquele que se decompõe facilmente pela ação bacteriana, parecido com couro comum e podem ser usadas pra fazer roupas, sapatos, bolsas, acessórios…

eco1

O ponto negativo é que o “couro” é pouco resistente à água e pode congelar e quebrar quanto exposto a temperaturas muito baixas. Entretanto, os pesquisadores já estão em ação para reverter esse contratempo.

 

Imagens: Google

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *